Qual a melhor maneira de enviar imagens sem perder qualidade e sem reduzir o tamanho do arquivo? 

Embora a maioria das pessoas compartilhe imagens pelo WhatsApp, poucas pessoas sabem que o aplicativo reduz o tamanho e a qualidade das imagens enviadas. 

Ele faz isso porque a principal proposta do WhatsApp é uma comunicação rápida entre pessoas. 

E arquivos de alta qualidade são também arquivos pesados, e, arquivos pesados demoram mais para serem transmitidos e ocupam espaço de armazenamento nos dispositivos que os recebem.

Para evitar esse problema, o WhatsApp reduz o tamanho das imagens que você compartilha por ele, deixando-as em um tamanho bom para se ver em um smartphone, mas não para se imprimir por exemplo.

Até existe uma maneira de se enviar pelo WhatsApp que em teoria preservaria a imagem, que é ao invés de clicar no botão com o ícone da câmera no WhatsApp, clicar no botão do clips e selecionar “documento”, e aí, encontrar o local onde a imagem esta salva e seleciona-la. 

Só que essa abordagem é complicada e no dia a dia é muito fácil erramos e enviarmos a imagem com qualidade reduzida.

Então, se você deseja enviar a sua imagem para alguém imprimi-la, usar o compartilhamento de fotos do WhatsApp não deve nunca ser a sua opção.

Por isso recomendo que o uso do WeTransfer, que é um serviço de transferência de arquivos com um processo simples e gratuito, que te possibilita enviar diversos arquivos com grande facilidade, e, que ainda por cima, é gratuito.

Qualquer pessoa pode usar o WeTransfer, porque a plataforma foi projetada para atender a todos os públicos, e o processo de compartilhamento ocorre de forma fácil e intuitiva.

Como utilizar o WeTransfer

Usando o seu navegador de internet favorito, acesse www.wetransfer.com.

Se for o seu primeiro acesso ao site, você precisará aceitar ou não o uso de cookies durante a navegação no site (tudo bem explicadinho) e aceitar os termos de uso do WeTransfer.

Você será direcionado para a página do compartilhamento que tem uma estrutura bem simples.

Para selecionar o arquivo que deseja compartilhar, clique no Botão + e você poderá escolher um ou mais arquivos que deseja compartilhar.

Feito isso você poderá decidir entre duas maneiras de obter o link para compartilhamento dos arquivos selecionados.

A primeira maneira que é a padrão é enviar o link de compartilhamento por e-mail. 

Enviando o link de compartilhamento por e-mail

Neste caso você deverá informar o e-mail do destinatário que vai receber o link para download, o e-mail do remetente (que será informado quando os arquivos forem baixados pelo destinatário) e uma mensagem personalizada (opcional) que você pode incluir para informar ao destinatário sobre o conteúdo que você está compartilhando, ou qualquer outra informação que você julgue ser necessária.

Tudo pronto é só clicar em transferir que o WeTransfer cuida de tudo.

Assim que o WeTransfer tiver enviado o e-mail para o destinatário, você receberá um e-mail informando que o link foi enviado com sucesso. E caso, por algum problema (por exemplo: você ter digitado errado o endereço de e-mail do destinatário) o e-mail não possa ter sido enviado, você também será informado.

E quando o destinatário fizer o download dos arquivos compartilhados, você também receberá um e-mail avisando.

Para quem quer ter controle e segurança sobre o compartilhamento para garantir que o destinatário recebeu e fez download, essa é a melhor opção.

Obtendo um link de transferência

Nesta outra maneira de se compartilhar você clica no botão dos três pontinhos ...  que fica ao lado do botão transferir e seleciona a opção obter link de transferência

Nesta opção você ainda tem a possibilidade de colocar uma mensagem personalizada que vai ser mostrada quando alguém acessar o link.

Para obter o link clique no botão obter um link e o site irá fazer upload dos arquivos e vai te disponibilizar um link de compartilhamento que pode ser copiado por você para enviar ao destinatário da maneira que você preferir. WhatsApp, Mídia Social, seu e-mail particular etc.

Informações importantes

O link de compartilhamento fica disponível apenas por alguns dias e será desativado automaticamente. Então não use como forma de armazenamento dos seus arquivos porque não é esta a proposta.

Você pode criar uma conta gratuita para ter acesso há alguns diferenciais, como gerenciamento de contatos, eliminação de transferências, encaminhamento, envio para até 10 destinatários. Vale a pena se você usar o serviço com frequência.

Se você precisar transferir arquivos muito grandes, tipo, até 20GB, existe também a opção de criar uma conta WeTransfer PRO que é vendida como assinatura e você paga mensal ou anual e te dá acesso a enviar suas transferências para até 50 destinatários por transferência, de fornece 1TB para armazenamento online para enviar e receber transferências, protege suas transferências com senha e muito mais. 

Resumindo

Wetransfer é um serviço de compartilhamento de arquivos seguro e simples de usar, que mesmo na versão gratuita entrega tudo o que precisamos para transferir nossas imagens, garantindo que a qualidade do arquivo não será afetada durante o compartilhamento, diferentemente do que ocorre quando compartilhamos pelo Facebook ou WhatsApp.

Recomendamos muito o uso do WeTransfer para o envio das suas imagens para impressão, e para quem precisar de ainda mais recursos, vale a pena criar uma conta ou ainda assina o plano WeTransfer PRO.